Qualidade das Pesquisas do Google

Bem-vindo ao Programa de classificação da qualidade das pesquisas do Google! Como um avaliador de qualidade de pesquisa, você trabalhará em muitos tipos diferentes de projetos de classificação. As Diretrizes Gerais cobrem principalmente a classificação da Qualidade da Página (PQ) e a classificação das Necessidades Atendidas (NM); no entanto, os conceitos também são importantes para muitos outros tipos de tarefas de classificação.

Para resumir, nos referimos a “Avaliadores de qualidade da pesquisa” como “avaliadores” nestas diretrizes.

Classificação da qualidade das pesquisas do Google

A Experiência de Pesquisa: A World Wide Web é uma vasta coleção de informações e conteúdo online. Os motores de busca da Internet fornecem uma poderosa maneira de explorar este universo online.

pesquisa no Google
exemplo de pesquisa no Google

Há muitas maneiras de pesquisar:

  • as pessoas podem digitar palavras em uma caixa de pesquisa em um navegador
  • falar com um telefone celular ou dispositivo assistente
  • usar recursos de preenchimento automático do mecanismo de pesquisa, etc.

Sobre a classificação da qualidade das pesquisas no Google, é importante entender que as pessoas pesquisam na Internet para uma variedade de finalidades, desde realizar uma tarefa rápida até pesquisar um tópico em profundidade. Uma pesquisa pode fazer parte de um projeto de longo prazo, como uma reforma de uma casa ou um planejamento de férias, quando alguém está entediado e procurando entretenimento, como uma pesquisa por [vídeos engraçados].

Uma pesquisa pode ser uma única pergunta feita durante um momento crítico da vida de uma pessoa, como [quais são os sintomas de um ataque cardíaco?].

Os motores de busca existem para ajudar as pessoas a encontrar o que procuram. Para fazer isso, os mecanismos de pesquisa devem fornecer um conjunto diversificado de resultados de pesquisa úteis e de alta qualidade, apresentados na ordem mais útil.

Diferentes tipos de pesquisas: diferentes resultados de pesquisa

Os resultados da pesquisa médica devem ser de alta qualidade, autoritários e confiáveis. Os resultados da pesquisa por “imagens de animais bonitos de bebês” devem ser adoráveis. Resultados da pesquisa para um um site ou página da web específica deve ter o resultado desejado na parte superior.

Pesquisas que têm muitos significados possíveis ou envolvem muitas perspectivas precisam de um conjunto diversificado de resultados que reflitam a diversidade natural de significados e pontos de vista.

resultado das pesquisas no Google
conceito de pesquisas nas internet (SERPs)

Pessoas em todo o mundo usam mecanismos de pesquisa; portanto, a diversidade nos resultados da pesquisa é essencial para satisfazer a diversidade de pessoas que usam a pesquisa. Por exemplo, pesquisas sobre grupos de pessoas devem retornar resultados úteis que representam uma diversidade de origens demográficas e culturais.

Finalmente, os resultados da pesquisa devem ajudar as pessoas, fornecendo informações confiáveis ​​e autorizadas, não ser um conteúdo enganoso. Os resultados da pesquisa devem permitir que as pessoas encontrem o que procuram, não surpreender as pessoas com conteúdo desagradável, perturbador, ofensivo ou perturbador.

Resultados das pesquisas nocivos, odiosos, violentos ou sexualmente explícitos só são apropriados se a pessoa expressou sua pesquisa de uma forma que deixe claro que está procurando esse tipo de conteúdo, e não há outra interpretação razoável das palavras-chave usadas em sua pesquisa.

O objetivo da avaliação da qualidade da pesquisa

Como um avaliador da qualidade da pesquisa, você ajudará a avaliar a qualidade do mecanismo de pesquisa em todo o mundo. Bons motores de busca dão resultados que são úteis para as pessoas em seu idioma e localidade específica.

Suas avaliações não afetarão diretamente como uma página da web, site ou resultado específico aparece na Pesquisa do Google, nem irão fazer com que páginas da web, sites ou resultados específicos se movam para cima ou para baixo na página de resultados da pesquisa. Em vez disso, suas avaliações serão usadas para medir o desempenho dos algoritmos do mecanismo de pesquisa em uma ampla gama de pesquisas.

Como parte de sua função no programa de classificação da qualidade das pesquisas no Google, é importante que você esteja familiarizado e confortável com o uso de um motor de pesquisa. Nós encorajamos você a ser um especialista em pesquisa! Por exemplo, experimente usar operadores (aspas ou um traço) em suas pesquisas ou tente usar as opções de pesquisa avançada.

Os avaliadores devem representar as pessoas em seu local de classificação

É muito importante para você representar as pessoas no local que você avalia. Você deve estar muito familiarizado com a linguagem da tarefa e localização para representar a experiência das pessoas em sua localidade. Se você não tem o conhecimento para fazer isso, informe o seu empregador / empresa. A menos que sua tarefa de classificação indique o contrário, suas classificações devem ser baseadas nas instruções e exemplos dados nestas diretrizes.

As classificações não devem ser baseadas em suas opiniões pessoais, preferências, crenças religiosas ou visões políticas. Sempre use seu bom senso e represente os padrões culturais de sua localidade de classificação.

Requisitos do navegador

Verifique com seu empregador / empresa os requisitos do navegador. Você pode usar complementos ou extensões úteis do navegador, mas não use complementos ou extensões que interfiram ou alterem a experiência do usuário na página.

Extensões de bloqueio de anúncios

Não use add-ons ou extensões que bloqueiam anúncios para classificação de Necessidades Atendidas ou classificação de Qualidade da Página. Esses complementos ou extensões podem fazer com que você dê avaliações incorretas. Como avaliador, use apenas uma extensão de bloqueio de anúncio ou complemento se especificamente instruído a fazê-lo nas instruções específicas do projeto.

Informações de segurança na Internet

No decorrer do seu trabalho na classificação da qualidade das pesquisas no Google, você visitará muitas páginas da Web diferentes. Algumas delas podem danificar o seu computador, a menos que você seja cuidadoso. Não baixe quaisquer arquivos executáveis, aplicativos ou outros arquivos potencialmente perigosos, ou clique em quaisquer links com os quais você se sinta desconfortável.

É altamente recomendável que você tenha proteção antivírus e antispyware em seu computador. Este software deve ser atualizado com frequência ou seu computador não estará protegido. Existem muitos antivírus gratuitos e para compra bem como antispyware disponíveis na web.

Veja aqui uma página da Wikipedia sobre software antivírus e aqui uma página da Wikipedia sobre spyware. Sugerimos que você abra apenas arquivos com os quais se sinta confortável. Os formatos de arquivo listados abaixo são geralmente considerado seguros se o software antivírus estiver instalado:

  • .txt (arquivo de texto)
  • .ppt ou .pptx (Microsoft PowerPoint)
  • .doc ou .docx (Microsoft Word)
  • .xls ou .xlsx (Microsoft Excel)
  • arquivos .pdf (PDF)

Se você encontrar uma página com uma mensagem de aviso, como “a visita a este site pode danificar seu computador” ou se seu software antivírus avisa sobre uma página, você não deve tentar visitar a página para atribuir uma classificação. Você também pode encontrar páginas que requerem o RealPlayer ou o plugin Adobe Flash. Geralmente são seguros para download.

O papel dos exemplos nestas diretrizes

Os exemplos ao longo dessas diretrizes são muito importantes para ilustrar como os conceitos definidos em cada seção devem ser aplicados em tarefas para classificação da qualidade das pesquisas no Google. Veja cada exemplo e tenha o seguinte em mente:

  • As páginas da web e sites mudam rapidamente, então usamos imagens ou “instantâneos” de páginas da web na maioria de nossos exemplos.
  • As informações nos exemplos eram precisas no momento em que foram adicionadas, mas o conteúdo e os sites podem mudar.
  • Alguns exemplos mostram páginas no computador (desktop) e outros mostram páginas em dispositivos móveis.

Fonte: Diretrizes Extensas do Google (em Inglês)