Dicas de SEO para Iniciantes

Se você quer entender como impulsionar seu site no Google e receber algumas dicas de SEO para iniciantes, mesmo que não entenda de codificação, hoje vou compartilhar com você alguns toques muito bacanas e úteis. Quando se trata de como fazer SEO no site, você não precisa ser um programador e é isso o que veremos juntos a partir de agora!

Dicas de SEO para iniciantes

Há muitas ferramentas que podem ajudá-lo com as partes realmente importantes do SEO sem precisar levantar um dedo no que diz respeito à linguagem de programação HTML, por exemplo, e hoje vou detalhar como tornar seu site amigável para SEO mesmo que você não saiba codificar.

dicas de seo para iniciantes
conceito de dicas de seo para iniciantes sem saber programar

Em se tratando de como melhorar a busca orgânica no Google e de dicas de otimização de sites, a primeira maneira de tornar seu site mais amigável aos mecanismos de busca são as marcações Schema.

Schema.org

Entre as dicas de SEO para iniciantes saiba que você tem como otimizar um site e aumentar drasticamente o CTR em comparação com seus concorrentes que não possuem o código Schema e, deste modo, terá como melhorar o posicionamento no Google. Suponhamos que você está vendendo um produto que tenha uma classificação de 5 estrelas com base em 500 avaliações, enquanto seus concorrentes não possuem nenhum desses dados na marcação Schema.

Bom, felizmente, existem recursos online que podem ajudá-lo como o assistente de dados estruturados do Google. Essa ferramenta permite marcar visualmente elementos em sua página da web e gerar a marcação adequada. Outro é o Schema.Org, que te ajuda a criar o código para você simplesmente copiar e colar no HTML do seu site.

Sitemap XML

Você provavelmente está se perguntando, por que um Sitemap é importante para SEO e como melhorar o posicionamento do site no Google utilizando um Sitemap? Bom, como estou falando de dicas de SEO para iniciantes, a questão é que se o Google tiver dificuldade em rastrear seu site, suas páginas poderão não ser indexadas, mas tendo facilidade no rastreamento, é provável que você tenha mais páginas indexadas e um posicionamento SEO melhor.

Com um Sitemap, automaticamente você terá como melhorar SEO do site, pois está mostrando ao Google a listagem completa de todas as páginas para serem indexadas. O Google pode não indexar todas elas, mas você tem uma chance maior do motor de busca realizar o rastreamento e indexação do seu site.

Se você não sabe como criar um Sitemap XML, não se preocupe, você pode aprender agora clicando aqui. No caso de como melhorar o SEO do WordPress, basta usar o plugin Yoast SEO.

Arquivo robots.txt

E agora, por que criar um arquivo robots.txt é importante? Bom, esse arquivo diz aos robôs quais páginas rastrear e quais não devem ser rastreadas. Digamos que seu site tem páginas que você está melhorando continuamente, mas não quer que o Google veja, e está usando, digamos, campanhas de mídia social ou uma campanha de publicidade paga. São exemplos de páginas a serem bloqueadas através do robots.txt.

CDN (rede de distribuição de conteúdo)

Continuando com as dicas de SEO para iniciantes e de como melhorar posicionamento no Google, você precisa de uma CDN para acelerar seu tempo já que sites mais rápidos criam melhores experiências para o usuário e essas páginas ajudam a como melhorar a posição do site no Google. Sim, os motores de busca analisam o tempo de carregamento de um site para determinar seu ranqueamento SEO.

A CDN é uma rede de entrega de conteúdo, e o que esse recurso faz é colocar seu site em servidores de todo o mundo.

E existe uma empresa chamada Cloudflare, a qual ajuda a colocar seu site em todos os servidores mundiais e o mais interessante é que eles têm um plano gratuito. Assim, você pode começar de graça, e isso pode ajudar a melhorar o tempo de carregamento das páginas do seu site, o que, em teoria, ajudará você que está se perguntando como melhorar o ranking do meu site no Google, mesmo não entendendo de programação.

Como melhorar o SEO do meu site: ferramentas e plugins

Finalizando com as dicas de SEO para iniciantes, vamos ver as ferramentas de otimização para mecanismos de buscas e de conteúdo para web. Muitas vezes recebo a pergunta: “Como posso otimizar meu site para SEO?” Bom, se você não tiver certeza de como otimizar seu site com palavras-chave específicas, tenha uma ferramenta que te ajude a otimizar.

Desde detalhes como densidade e proeminência de palavras-chave até a legibilidade, existem muitas ferramentas disponíveis que facilitarão sua vida. Se você estiver no WordPress, por exemplo, eu recomendo que você verifique o já citado Plugin Yoast ou Rank Math – os dois são ótimos e permitem controlar todas as principais áreas do site sem que você precise programar, desde a Tag Title ao Slug e metadados, guiando você com as diretrizes básicas de SEO.