Criação de Ebook

Um e-book, ou livro eletrônico, serve de isca digital, ou seja, o visitante do seu site te dá o e-mail para ganhar um e-book e, depois disso, você pode realizar sua campanha de e-mail marketing. Outra finalidade da criação de ebook é você vendê-lo em plataformas de afiliados como o Hotmart, além de disponibilizá-lo para afiliação, quando terceiros vendem e lucram com uma comissão e você recebe sua parte.

Confira comigo como funciona a criação de e-book e tire suas principais dúvidas relacionadas a esse assunto a partir de agora!

Criação de ebook: Como escrever um e-book

A princípio, tudo que você necessita é de criar conteúdo de valor e relevante que, de fato, ajude quem receber o e-book. Algumas dicas para que você que deseja atuar como ou precisa contratar um criador de ebook são:

  • forneça conteúdo original, inédito, “exclusivo”, ou seja, não vale copiar! Como você se sentiria ao receber um e-book com informações já publicadas e de livre acesso na internet? Eu cancelaria minha inscrição para receber as newsletters do seu site NA HORA!
  • conheça seu público-alvo e trate-os como tal, por exemplo, não escreva um e-book para iniciantes se os visitantes do seu site já possuem conhecimento básico do assunto tratado em seu livro digital. Da mesma forma, você não deve criar um e-book com assunto avançado se os usuários não sabem nada do tópico em questão que você abordou no e-book.

Agora vamos às ferramentas, recursos e mais algumas dicas de como escrever um ebook passo a passo.

Escrever e-book: qual plataforma eu utilizo

Eu, particularmente, uso o Google Drive na hora de criar conteúdo para web em geral seja artigos otimizados, matérias de blog e sites, ou e-books, e já usei também o Google Apresentações, que é similar ao Power Point.

No print abaixo, você pode ver esse e-book que eu criei para uma empresa de mergulho em Salvador e, nesse caso em específico, eu fiz todo o serviço, incluindo inserção de imagem e diagramação.

ebook mergulho apresentacoes google
ebook mergulho criado com a ferramenta Apresentações Google

Algumas pessoas gostam de utilizar o Microsoft Word, então fica a seu critério qual ferramenta usar na criação de ebook online ou offline.

E-books não precisam de SEO

Você pode criar ebook grátis começando com o conteúdo escrito (pois depois você ainda terá que ver a questão das imagens e diagramação). No caso de e-books, você não precisa otimizar para os mecanismos de busca, pois o material será disponibilizado diretamente para o visitante (usuário), então é uma preocupação a menos e mais tempo disponível para criar ebook online de qualidade.

Quantas páginas tem um ebook?

Ué, depende da quantidade de palavras e do tamanho das letras, afinal de contas, quanto mais palavras tiver e se você utilizar uma fonte 18 ao invés de 12, por exemplo, maior será a quantidade de páginas de um ebook. O último que eu escrevi para uma cliente foi sobre marketing digital, eu usei fonte 14 no conteúdo (parágrafos) e 46 no título e subtítulos, com 1000 (mil) palavras e deu 12 páginas ao todo.

criacao de ebook google drive
criação de ebook marketing digital título (H1) e 2 parágrafos iniciais (introdução)

Mas e aí, quantas páginas deve ter um ebook? Excluindo capa, contra capa, sumário e possíveis referências bibliográficas, entre 6 e 10 páginas você consegue criar um ebook razoável. Contudo, já vi gente na internet solicitando e-book de 90 páginas, aí vai depender do que você tem a oferecer e se realmente são necessárias tantas páginas assim.

Estrutura de E-book

Vou compartilhar com você dois prints, sendo um print de quando tive que fazer um ebook profissional para a empresa de mergulho (aí usei o Google Apresentações) e o print do ebook que eu fiz apenas o conteúdo escrito no Documentos do Google Drive.

Estrutura de e-book COM imagem e já finalizado:

criacao ebook estrutura com imagens
criação ebook profissional e diagramação: estrutura com imagens

Essa imagem acima mostra o resultado final do e-book profissional que criei em 1 semana devido à diagramação. O trabalho fica impecável como você pode observar e o cliente aprovou a criação do ebook, ficando muito satisfeito.

Estrutura de e-book SEM imagem:

estrutura ebook simples
estrutura ebook simples (apenas texto escrito) criado no Google Docs

No serviço de criação de ebook contratado acima, o cliente só quis o conteúdo escrito (melhor pra mim em questão de tempo, mas não tão vantajoso pensando no lado financeiro). Veja que você não tem que encher as páginas de palavras, mas pode e deve deixar espaços às figuras, fotos e imagens, ou seja, o e-book precisa ser bem estruturado, além de proporcionar um leitura fluída ao leitor.

Precisa de um e-book? Entre em contato!

Se você precisa de um redator freelancer que crie seu e-book hoje, envie uma mensagem lá no meu whatsapp clicando aqui e bora bater um papo! Eu posso te indicar também plataformas digitais que ajudam a criar capa 3d para ebook grátis e banner quadrado ou retangular do livro digital pra você usar no seu site ou como mídia no hotmart. 😉