Como criar artigos com técnicas de SEO

Este conteúdo sobre como criar artigos com técnicas de SEO é fruto de longos anos trabalhando com otimização de sites e criação de conteúdo digital.

Você não vai encontrar nada igual na internet, nem mesmo nas palestras mais caras de SEO.

Atualmente, sou redator freelancer fixo de 10 sites em São Paulo, 1 site em Bonito MS, e 1 site em Salvador.

Sou redator fixo em 1 site no Rio Grande do Norte, e 1 empresa de SEO localizada em Itajubá.

Você pode ver meu portfólio redator clicando aqui.

As atualizações do Google: eu estava lá!

O Google faz centenas de atualizações diárias em seus algoritmos.

Além disso, o Google também realiza atualizações maiores e mais impactantes como:

  • Panda
  • Pinguim
  • Beija-flor
  • Broad Core

Cada atualização do Google é feita com um objetivo: melhorar os resultados nas pesquisas!

Na primeira página, apenas sites que possuem conteúdo de valor e aplicam técnicas de SEO.

A partir da 2ª página, a qualidade dos sites vai diminuindo e, por isso mesmo, é que esses sites não estão na primeira página do Google.

Como o Google funciona

Se você quer aparecer na primeira página do Google, recomendo que você assista a este vídeo:

Você precisa levar o Google a sério e entender que existem regras a serem seguidas para melhorar o posicionamento.

O Google quer APENAS proporcionar a melhor experiência aos seus usuários.

Seu site tem o melhor a oferecer? Você tem certeza disso?

Como criar artigos com técnicas de SEO

Ok. Agora sim o conteúdo vai começar!

Você vai descobrir como é gratificante e trabalhoso criar conteúdo de valor e com técnicas de SEO.

Passo 1: a escolha da pauta

O seu nicho você sabe, então você já tem ideias sobre o que escrever. Por exemplo:

  • agências de turismo escrevem sobre “onde se hospedar em”, “passeios em…”, “ponto turístico tal em…”, etc.
  • dedetizadoras criam conteúdo a respeito de “como acabar com as baratas”, “dedetização de escorpiões em (cidade)”, “desinsetização em…”, etc.
  • clínicas falam acerca de “tratamento para…”, “como tratar isso e aquilo”, “fazer exercício X ajuda a…”, etc.

MAS isso não basta. É preciso planejar as pautas de conteúdo a serem criados.

Nessa hora, o que importa é apenas uma coisa: o que seu público alvo está pesquisando no Google e como está digitando.

Qual a palavras-chave principal?

O Google funciona com “palavras-chave”, que não se trata, necessariamente, de apenas 1 termo isolado.

“Como rankear no Google”, por exemplo, é uma palavra-chave. 1000 (mil) pessoas, em média, digitam isso no Google todos os meses.

Na hora de criar um artigo, você precisa DEFINIR qual palavra-chave vai usar na pauta.

Essa palavra-chave será o termo em foco, ou seja, aquele para o qual você está buscando o posicionamento!

Planejador de palavras-chave do Google

Nesse primeiro passo, eu utilizo sempre o keyword planner, ferramenta para pesquisa de palavras-chave que o próprio Google disponibiliza.

google ads keyword planner