Como Aparecer no Google Rápido

Talvez você não saiba, mas a atualização de diversidade do Google, ocorrida em junho de 2019, deu mais oportunidades a diferentes tipos de sites de se posicionarem melhor. Com essa atualização do algoritmo do Google, um único site não pode ser exibido mais de duas vezes em uma SERP, permitindo que sites menores tenham mais chances quanto ao ranqueamento SEO.

Mas e aí, como você posiciona seu site, que é pequeno, de forma rápida para que ele tenha como aparecer na primeira página do Google? Bom, primeiro, você pode começar com um nome de domínio com correspondência exata como eu fiz.

Domínio com palavra-chave específica

Muita gente acha que os nomes de domínio com correspondência exata não funcionam tão bem quanto antes e, de fato, isso é verdade, mas não significa que essa técnica de SEO tenha deixado de funcionar. Criar um domínio que corresponda exatamente ao serviço ou produto que você está vendendo é uma ótima maneira de melhorar o posicionamento nas SERPs e ranquear site no Google como.

No meu caso, por exemplo, que sou redator freelancer, usei essa técnica na hora de comprar um domínio e consegui uma palavra-chave específica ao meu nicho.

dominio especifico redatores freelancers
exemplo de domínio específico

Isso funciona perfeitamente no caso de palavras-chave locais e as famosas “long tails” (palavras-chave de cauda longa), por serem mais específicas, ou seja, não surte o mesmo resultado no caso de termos principais (palavra-chave generalizada). Se o seu site tem pouco tráfego, um domínio com correspondência exata pode levar a um lugar muito alto nas SERPs.

A você que pergunta como colocar meu site na primeira página do Google, a próxima recomendação é criar um relacionamento interpessoal com seu público.

Comprometa-se com seu público

Você pode perceber que muitas das marcas já conhecidas e grandes costumam ignorar seus clientes nas redes sociais e em seus próprios sites quando perguntam alguma coisa. Por isso, saiba que é importante responder aos comentários no seu site e redes sociais como Insta, Linkedin, Facebook, e YouTube, isto é, ter presença online, isso mostra que você se preocupa com seu público.

Ao fazer essa abordagem mais pessoal, você começará a receber boas avaliações e curtidas, o que o ajudará com a classificação do seu site nos resultados orgânicos e como aparecer nas pesquisas do Google.

O próximo passo é: concentre-se em palavras-chave mais específicas.

Palavras-chave de cauda longa (long tail)

Se você acabou de criar um site e ainda não está recebendo tantas visitas quanto gostaria, concentre-se em trabalhar palavras-chave menos competitivas, geralmente ignoradas pelas grandes marcas. Focar nas palavras-chave de cauda longa é uma ótima maneira de gerar tráfego de alta qualidade e melhorar o ranqueamento no Google, já que são termos mais específicos e, por isso, a pontuação dos mesmos gera um número maior de leads, vendas e conversões.

Uma das maneiras bem eficazes para que você encontre essas palavras-chave de cauda longa é pelo planejador de palavras-chave do Google.

Agora, o que sugiro a você é o seguinte: crie um conteúdo de valor, focando em seu nicho.

Produção de conteúdo para web

Você sabia que o Google prefere sites de nicho a sites de assuntos generalizados? Como seu site é pequeno, você pode ter um foco completo em sua especialidade e nicho na hora da produção de conteúdo digital, o que te ajudará a ter resultados melhores do que sua concorrência. Isso permite que, além do texto otimizado para SEO, você forneça conteúdo de valor e relevante a seus usuários, algo geralmente ignorado por empresas maiores, e ajuda com seu ranqueamento de site a longo prazo.

A próxima dica é: seu site precisa ser compatível com dispositivos móveis.

Site responsivo

O Google possui indexação para dispositivos móveis e mais de 50% das pesquisas são feitas em aparelhos móveis como o Android e Iphone. Portanto, otimizar seu site para dispositivos móveis é essencial: caso seu site ainda não seja responsivo, providencie o mais rápido possível e dê atenção especial à velocidade de carregamento das páginas utilizando a ferramenta PageSpeed do Google.

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