Amazon: o Segredo da Gigante da Web

Em 2008, a Amazon listou a visão de sua empresa como focada incansavelmente na experiência do cliente, oferecendo produtos de qualidade por preços baixos, conveniência e uma ampla seleção de mercadorias. Isso definitivamente fez a empresa brilhar em sua abordagem de marketing e mostra como fidelizar clientes a todas as empresas.

Amazon: frete grátis e entrega rápida

A conveniência foi um fator enorme, afinal de contas, o envio é grátis. Mas você já se perguntou como a Amazon pode pagar por todo esse frete grátis? Bom, não é barato e, na verdade, custa à Amazon cerca de 1 bilhão de dólares por trimestre e aí que vem a pergunta: como eles ganham dinheiro?

Bom, existe o Amazon Prime, recurso que conta com quase 54 milhões de membros e custa uma taxa anual de 99 dólares. A matemática simples informa que a receita gerada apenas pela Prime é de aproximadamente 5,4 bilhões de dólares por ano, o que permite à Amazon oferecer todos os benefícios que oferece.

amazon como fidelizar clientes
a Amazon é um exemplo de como fidelizar clientes

A Amazon sabe quando você vai ficar sem toalhas de papel e pode até notificá-lo, mostrar na hora certa e ainda possui botões que você pode pressionar para que, dessa forma, você possa automatizar a entrega de papel higiênico na data e hora desejadas. Em muitos casos, a Amazon faz a entrega no mesmo dia – na pior das hipóteses, no dia seguinte, e é assim que eles estão construindo uma incrível fidelidade de consumidores e tendo como fidelizar um cliente atrás do outro.

Do frete grátis até a entrega no mesmo dia, indo além das necessidades de seus clientes em seu marketing e oferecendo continuamente cada vez mais pelo mesmo preço, é assim que você conquista seus clientes!

Sistema de avaliações (reviews)

A Amazon criou um sistema aberto e transparente de revisão de produtos, onde todos podem falar se é bom ou ruim, se gostou ou não do serviço/produto. isso é muito importante, pois 80% dos seus lucros futuros virão de apenas 20% dos seus clientes existentes, e é por isso que se faz necessário incentivar avaliações com seus produtos e serviços.

E-mail Marketing

Outra coisa que a Amazon fez muito bem e que todos nós podemos aprender é o marketing por e-mail.

A verificação de e-mail para pedidos permite que a Amazon colete informações das pessoas e crie contas Prime, se assim elas desejarem. É possível, assim, coletar dados do usuário com base nas informações de login e torne a experiência do usuário muito mais personalizada. Lembre-se, é para onde a web está caminhando: experiências personalizadas, em vez de mostrar coisas genéricas.

Outra coisa que eles fizeram muito bem são as inovações tecnológicas. Olha, a comercialização de produtos ruins é realmente difícil, mas a comercialização de bons produtos facilita a vida. O Amazon Kindle saiu há muito tempo e o que eles começaram a fazer é como “ei, vamos facilitar a leitura de um livro”.

A Amazon é líder indiscutível em leitores digitais e responde por aproximadamente 80% das vendas de e-books. Em um esforço para competir com serviços de Streaming como Roku e Apple TV, a Amazon criou o Fire Stick, que tornou-se um dos hits de hardware mais bem-sucedidos da Amazon, com mais de 37 milhões de usuários ativos em todo o mundo.

A Amazon começou recentemente a parceria com empresas de TV, como a Toshiba, para criar a Fire TV, sua televisão combinada com os recursos Fire Stick e Alexa. Existem quase 118 milhões de dispositivos de assistência domiciliar somente nos EUA.

Fonte: youtube.com/watch?v=A0T3dTrVDHc